SEO – Guia da Otimização de Sites para Resultados no Google (sem Anúncios)

Encontrar uma estratégia que faça sua empresa ganhar espaço realmente sólido nos meios digitais está se tornando cada dia mais difícil. Os que estão lendo esse texto sobre SEO e fazem parte de uma estrutura que investe em anúncios pagos vão concordar quando dizemos, que:

  1. está cada dia mais caro captar um lead (interessado em seu produto/serviço);
  2. as plataformas estão muito mais instáveis, existindo diversos dias que o mesmo anúncio traz ótimo resultado e no dia seguinte… zero (literalmente);
  3. os usuários estão mais “calejados” contra anúncios, tanto que é parte considerável os que entram em contato e sequer respondem a segunda mensagem.

Dito isso… não te preocupa ter toda estrutura de captação (parte fundamental para a saúde de uma empresa) nas mãos de plataformas de anúncios com tantos episódios de banimento de perfis sem nenhum motivo, instabilidade de servidor (que às vezes deixam as plataformas offline por horas) ou até mesmo por ser “refém” desses meios e ter que praticamente todo mês aumentar os orçamentos para o seu negócio manter a média de faturamento enquanto as margens só fazem diminuir?

Bom, seja você alguém que participa de um negócio e não consegue se ver livre de anúncios por não ter uma base própria criada de forma sólida para durar muito mais tempo, que realmente vai sustentar seu negócio ou seja você alguém cogita iniciar uma estrutura digital de captação e que busca hoje a melhor estratégia para se manter no topo do seu segmento… eu lhes apresento o SEO.

SEO para empresas

Somente com a estratégia de SEO, é possível:

  • baratear a cada dia que passa o custo do lead interessado e ao mesmo tempo, aumentar o volume de interessados diários entrando em contato;
  • ter sempre o contato mais quente disponível no mercado (aquele que já tem intenção de comprar seu produto, pois já está te buscando como solução);
  • estrutura própria de captação com milhares de visitantes diários (se transformando num ativo de sua empresa);
  • reconhecimento como autoridade por estar posicionado em diversos resultados de pesquisas relacionadas ao seu segmento;
  • longevidade sem oscilação, gerando resultados consistentes e sólidos por anos;
  • finalmente se ver livre da dependência de plataformas cada dia mais complexas e caras de se gerar resultados.

Você pode ou não já ter ouvido sobre SEO. E essa chamada anterior pode até parecer propaganda de um curandeiro disposto a vender um milagre. Mas o que esses 10 anos de experiência trabalhando a fundo com SEO mostrou para nós da SmartConve, é que: confiar num trabalho para criar uma boa estrutura orgânica; otimizada para te posicionar nas primeiras posições do Google para palavras relacionadas ao seu negócio sem gastar 1 real em anúncio, tem sim a capacidade de te gerar autoridade máxima e captar todos os dias pessoas super dispostas a escolher você ao invés dos concorrentes que gastam milhares de reais nas plataformas de anúncios.

Concorrentes ou... melhores amigos?
E quando digo “concorrentes”, falo mais em relação a estarem no mesmo mercado. No final das contas, eles são mesmo seus melhores amigos: usam recursos para despertar interesse dos clientes nas redes sociais; capturam sim alguns clientes com isso, mas o importante é que geram assim consumidores conscientes que vão até o Google saber mais sobre o tema e claro, veem sua empresa na primeira posição sem sequer ter investido em anúncio.

Para fins de esclarecimento, não estou dizendo que anúncios pagos são ruins ou que você não deveria fazê-los. Estamos evidenciando que ter um canal de SEO em sua empresa pode te trazer essa longevidade, autoridade e captação qualificada que muitos almejam, mas poucos tem paciência ou visão para investir neste projeto de médio prazo que só trará benefícios a sua estrutura.

O que é SEO?

SEO – sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), é o trabalho feito para que estruturas digitais (como um site, por exemplo) sejam vistas como relevantes aos olhos dos mecanismos de buscas (neste caso, o Google) e assim, possam estar bem posicionadas quando algum usuário pesquisar por palavras e/ou termos relacionados ao negócio, sem precisar pagar para aparecermos nas primeiras posições.

O que é SEO?

Existem diversas formas de gerar essas otimizações. As mais comuns são on-page, onde o trabalho é feito dentro do site em sua parte visual e off-page, onde estratégias como apontamento de backlinks e gestão de canais de acesso são criados para gerar essa relevância ao site principal.

Qual a proposta?

De forma objetiva, um bom trabalho de SEO visa analisar estrutura digital, o mercado, palavras-chave com potencial de buscas a fim de melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego orgânico (sem investir em anúncios) e assim, gerar leads qualificados que já estão buscando seu produto/serviço de forma ativa no Google como possível solução e que vão considerar sua empresa como autoridade no assunto.

O ponto alto da estratégia é que um bom trabalho pode manter seu site durante anos no topo das pesquisas e torná-lo cada vez mais forte aos olhos do Google. A estrutura é própria de sua empresa, não dependendo de nenhuma outra plataforma para gerar milhares de acessos diários orgânicos.

Isso faz com que você ganhe um ativo valioso para sua empresa, já que os visitantes presentes são extremamente segmentados e tendem a virar clientes da empresa que estiver sendo citada ali. Não à toa, é possível até vender o site caso venha sair do segmento e recuperar todo valor investido para posicioná-lo (e até gerar lucro com isso).

Anúncios x SEO

Ao analisarmos frente a frente Anúncios x SEO, uma série de fatores (como: custo de investimento, tempo para resultados, solidez da estratégia, custo de mão de obra, etc) acabam influenciando qual o melhor a ser escolhido como caminho para uma empresa.

SEO ou tráfego pago

Entretanto, é importante deixar claro que uma estratégia não exclui a outra. Uma empresa que tenha o mínimo de planejamento visando construção de estrutura para durar precisa estar presente hoje nos canais de anúncios ao passo que constrói sua estrutura de SEO para ser referência em seu segmento para o público do Google.


Ambas as formas são consideradas Inbound Marketing, onde produzimos conteúdo para impactar o consumidor final, fazendo com que surja interesse em contar com nossa solução. Mas, vamos às diferenças de cada canal:

Anúncios

  • Possíveis resultados no primeiro dia;
  • Lead encarecendo a cada dia devido a forma de cobrança (leilão das plataformas);
  • Lead curioso, que ainda não está buscando pelo assunto de forma ativa;
  • Dependência da performance do time comercial ser ótimo;
  • Dependência da performance e oscilação das plataformas no dia;
  • Utiliza perfis das redes sociais para anúncios;
  • Capta leads e gera demanda de pesquisa no Google;
  • Autoridade vem desde que os anúncios permaneçam no ar;
  • A visibilidade acaba quando o anúncio é pausado.

SEO

  • Possíveis resultados tendo 6 meses como média;
  • Lead barateando a cada nova palavra-chave ranqueada;
  • Lead segmentado, que foi para o Google procurar sobre o assunto;
  • Um time comercial básico já consegue converter o lead;
  • A demanda é sólida, gerada pelas pesquisas diárias já estebelecidas naquele tema;
  • Utiliza o site próprio da empresa para executar o trabalho;
  • Se favorece de anúncios nas plataformas que geram mais demanda via Google;
  • Autoridade por longos anos quando posicionada de forma correta para as palavras-chave;
  • Visibilidade duradoura, transformando seu site em um ativo de valor, digno de ser vendido;
  • Alimenta seu site de dados para utilizá-los na segmentação precisa em futuros anúncios.

Quanto tempo para ter resultados?

Existem diversas formas de se praticar SEO, sendo as mais conhecidas o WhiteHat e o BlackHat. A forma a qual se pratica a otimização está diretamente ligada ao tempo que os resultados vão estar sendo colhidos em sua estrutura.

SEO agência

É fato que se formos comparar com o tráfego pago, que você liga uma campanha hoje e no mesmo dia já é possível receber interessados, então pode-se dizer que acabaria sendo algo “a longo prazo”. Mas quando comparamos outras campanhas orgânicas (sem investir em anúncios e em sua estrura própria), é um mito pensar em SEO apenas como um trabalho de longo prazo que não pode ser levado como estratégia para alavancar a captação de vendas de uma empresa de forma rápida.


Em nosso processo interno de prestação de serviço, praticamos a união de ambas as estratégias para amparar quem precisa de resultados para ontem mas também tem visão estratégica dos próximos passos.

A estratégia que gera, independente da situação!
Aos que não fazem nenhum tipo de anúncio e se encontram nessa situação mais urgente para gerar resultados, costumamos gerar boas pautas para o site e iniciar o SEO ao passo que campanhas de Adwords (patrocinados para palavras-chave do texto) são criadas. A lógica é usar os textos para captar clientes com anúncios no ato, ao mesmo tempo que subimos estes nos resultados orgânicos.

Aos que já fazem anúncios, podemos ter foco total em SEO como um canal de contigência para captação. De qualquer forma, a proposta é que num prazo de 6 a 12 meses, os resultados orgânicos gerem um tráfego substancial o bastante para que assumam assim seu papel de protagonismo na operação de captação de novos clientes da empresa.

Preço da prestação de serviço

O preço prestação de serviço vinculada ao SEO pode sofrer alterações de agência para agência. Existem prestadores que são mais focados em um SEO White, que visa muito mais otimizações On-page através de criação de textos no site. Neste caso, a precificação fica atrelada à mão de obra para uma pesquisa de palavras-chave, criação de pautas, redação e otimização em cima desses textos.

Existem também agências que focam no SEO Black com estratégias mais avançadas na parte do Off-page. Geralmente contando com diversos sites em uma rede própria (as PBN’s – assunto para outro texto) para apontar relevância e subir seu site principal. Neste caso, a precificação fica atrelada ao volume de criação de backlinks criados.

Nós, da SmartConve, optamos sempre em extrair o melhor de cada um dos mundos, praticando o SEO Gray que une estratégias On-page de criação de textos otimizados, juntamente com apontamento de backlinks e outras estratégias off-page que fazem o site performar mais rápido nos mecanismos sem riscos de banimento (decorrente do excesso de backlinks). Nossa precificação é única para cada projeto e se iniciam na base de R$ 4.500,00 mensais.

Como contratar uma agência de SEO?

Após ler este artigo e ter entendido que o SEO vem como uma forma complementar para ter um canal de captação com custo zero em anúncios, eficaz, sólido e qualificado, espero que considere contar com essa vertente em sua estrutura de empresa.

Se for esse o caso, chegou a hora de escolher a melhor forma (e não por acaso, a menos praticada hoje) para implementar a solução. Opte por agências que estão posicionadas como Gray e ao passo que seu projeto evoluirá de forma acelerada, não terá dores de cabeça com punições no Google.

Nós da SmartConve atuamos justamente nessa vertente e ficaremos felizes em gerar um diagnóstico completo sobre a atual estrutura que possuem, apontando o que podemos fazer de diferente para otimizá-la e assim, traçando um projeto voltado para que atinjam o sucesso no posicionamento da sua empresa no maior mecanismo de buscas do mundo (o Google) sem ter que gastar em anúncios para isso.

.

Para isso, pedimos que entre em contato com um de nossos consultores através do botão acima e agende sua chamada sem compromisso. Entederemos sua estrutura antes de gerar o diagnóstico e somente após isso, conversaremos sobre uma possível prestação de serviço.